O programa de mestrado em Jornalismo de Agências, oferecido pela Universidad Rey Juan Carlos, em Madri, em parceria com a agência de notícias espanhola EFE, está com inscrições abertas até o dia 30/9, próximo sábado.

As vagas, em número indefinido, são abertas a candidatos com curso superior em qualquer área, obtidos tanto em universidades na Espanha quanto em outros países. Os diplomas devem ser reconhecidos pelo Ministério das Relações Exteriores espanhol. O domínio da língua espanhola (castelhana) é obrigatório. Os interessados devem enviar um currículo atualizado e passar por entrevistas de seleção. As solicitações devem ser entregues na sede ou nos escritórios da agência EFE (no Brasil, há três: Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília).

A 18ª edição do curso, que equivale a uma pós-graduação, começa no dia 2 de novembro e o segmento de créditos irá até maio de 2018, seguido por um estágio na EFE entre junho e novembro do ano que vem. O estágio pode ser feito na sede da agência ou em praças como Atenas, Cairo, Jerusalém, Miami e Santiago.

Os seis módulos teóricos incluem tópicos como as áreas informativas de agências de notícias, a linguagem jornalística das agências, a apuração e a edição em agências, a documentação e o jornalismo de dados – este último, oferecido pela primeira vez. O corpo docente é formado por jornalistas da agência espanhola e por professores da URJC.

O curso é pago, no valor de 6.950 euros, mais 500 euros de taxa de matrícula. Bolsas são oferecidas pela Fundação Carolina, patrocinadas pela empresa Gas Natural Fenosa, que também atua como concessionária no Brasil.

O programa nasceu no ano 2000, fruto de um convênio entre a URJC e a Escola de Formação da Agência EFE para “preencher a lacuna existente nos programas docentes das universidades espanholas referente ao trabalho jornalístico específico das agências de notícias”.

Os dados sobre o programa do mestrado e as matrículas estão disponíveis neste link. Outras informações podem ser obtidas pelos e-mails titulopropio.info@urjc.es e master@efe.es.

Mestrado em Jornalismo de Agências da EFE 2017

Anúncios