da ANSA Brasil

A agência italiana ANSA, a francesa AFP e a alemã DPA apresentaram nesta quarta-feira (5) o European Data News Hub (EDNH), um site inteiramente gratuito de jornalismo de dados sobre a União Europeia.

Com inauguração prevista para junho, a plataforma produzirá notícias baseadas em dados coletados para descobrir a opinião dos cidadãos europeus sobre temas relevantes para o bloco, como terrorismo, crise migratória, Brexit, mudanças climáticas e crescimento econômico.

O EDNH oferecerá pacotes multimídia com fotos, vídeos, áudios, infográficos e textos em cinco idiomas: italiano, inglês, francês, alemão e espanhol. A empresa Datenfreunde GmbH fornecerá monitoramento e instrumentos para efetuar as pesquisas de opinião usadas pelo site.

Qualquer veículo interessado poderá integrar esses recursos à própria página. O EDNH terá financiamento da Comissão Europeia, conquistado por meio de uma licitação internacional, mas, do ponto de vista editorial, será plenamente independente. Já a ANSA, AFP e DPA distribuirão o conteúdo por meio de suas redes, que têm alcance mundial.

Após o site entrar em funcionamento, o objetivo será envolver outros especialistas em jornalismo de dados, criando uma plataforma europeia de notícias certificadas.

Anúncios