Agências de notícias que fazem parte do Conselho Mundial de Agências de Notícias (NACO, na sigla em inglês) se reuniram nesta segunda-feira (6/3) em Londres para debater propostas de reforma no estatuto da entidade, adotado em seu primeiro congresso, no ano de 2004, em Moscou.

O diretor-geral da agência AzerTAC, Aslan Aslanov, que sediou o último Congresso Mundial das Agências de Notícias (NAWC, em inglês), em novembro de 2016 em Baku, no Azerbaijão, defendeu a inclusão, no estatuto da entidade, dos cargos de presidente e vice-presidente do Conselho, que já são exercidos. Ele também propôs a criação de comissões temáticas para vários assuntos, inclusive a revisão do estatuto.

“Penso que é adequado criar uma comissão temporária para lidar com o estatuto. O grupo elaboraria algumas propostas sobre como melhorar o estatuto e estas seriam discutidas na próxima reunião do conselho. Então podemos finalmente adotar as emendas no Congresso de Sófia”, disse Aslanov na reunião, segundo a própria AzerTAC.

Aslanov ressaltou ainda a necessidade de assegurar a acreditação do NACO pela ONU e pela UNESCO.

Também participaram da reunião na capital britânica os representantes das agências Press Association (Reino Unido), Reuters (Reino Unido/Canadá), Associated Press (EUA), TASS (Rússia), EFE (Espanha), BTA (Bulgária) e KUNA (Kuwait), além dos secretários-gerais da Aliança Europeia de Agências de Notícias (EANA) e da Federação das Agências de Notícias Árabes (FANA).

O CEO da Press Association, Clive Marshal, que exerce a presidência do NACO no período 2016-2019, elogiou a organização do congresso em Baku. O NACO é a entidade permanente e o NAWC é o evento trienal. Cada um tem estruturas de gestão separadas.

O próximo NAWC será organizado pela BTA e está previsto para ser realizado em junho de 2019 em Sófia, capital da Bulgária. Em outubro deste ano (2017), a mesma cidade abrigará a próxima reunião do conselho. O presidente da BTA, Maxim Mintchev, é o atual secretário-geral do NAWC.

(crédito da foto no alto: AzerTAC)
Anúncios