A semana foi de atividades internas e asperezas na maioria das agências monitoradas. Um novo design para a versão digital do manual de redação da AP, acordo entre agências do Irã e Albânia, farpas entre agências da Síria e Turquia, e a estreia em português da plataforma de conteúdo para clientes não-mídia da AFP. Confira o boletim desta semana.

Plataforma de serviços da AFP ganha versão em português – A plataforma AFP Services, interface para os clientes da agência francesa baixarem textos, fotos, vídeos e infográficos, está agora disponível também numa versão em português. Desde o dia 13/2, o sistema pode ser acessado na nossa língua (foto acima), além de espanhol, francês, inglês e japonês. O AFP Services é a principal interface para acesso ao conteúdo sob demanda voltada para clientes não-mídia, ou seja, empresas de outros setores que não a comunicação. É oficialmente considerada uma subsidiária da AFP.

AP renova versão online do manual de estilo – A agência de notícias estadunidense Associated Press renovou o design do seu manual de redação estilo online, o APStylebook.com, na terça-feira (21/2). Segundo a empresa, a home page foi melhorada e agora apresenta dicas de redação, com funcionalidade de pesquisa avançada: ela direciona os usuários para a entrada correta mesmo se o termo de busca for inserido com erro de ortografia ou incorreto. O manual de redação da AP, lançado pela primeira vez em 1953 (em versão impressa), é uma referência nos Estados Unidos – não só para jornalistas, mas profissionais de comunicação em geral e todos que buscam uma referência para dúvidas de inglês e questões de política internacional. Desde 2009, ele é publicado também em versão digital. O acesso só está disponível para assinantes, mediante pagamento.

diretores-ata-e-irna

IRNA do Irã e ATA da Albânia assinam acordo de cooperação – A agência iraniana IRNA (Islamic Republic News Agency, em inglês apesar de operar em persa) e sua congênere albanesa, ATA (Agjencia Telegrafike Shqiptare, que usa sigla do nome em francês), assinaram um acordo de cooperação e intercâmbio de conteúdo na quarta-feira (22/2), em Teerã. A parceria foi assinada pelos respectivos diretores-gerais: o iraniano Muhammad Khodadi e o albanês Gëzim Podgorica (foto). A IRNA tinha feito parte do Pool de Agências Não-Alinhadas nos anos 70, do qual a ATA não participava por ter um regime socialista isolado na época.

Reuters faz entrevista exclusiva com Trump no Salão Oval – O repórter Steve Holland, da agência Reuters, entrevistou o presidente-magnata dos Estados Unidos, Donald Trump, na quinta-feira (23/2). A entrevista exclusiva foi concedida no Salão Oval, o gabinete oficial do presidente estadunidense dentro da Casa Branca, o que é uma distinção – especialmente pelo fato de a agência não ser dos EUA. Durante a entrevista, Trump criticou a política de desarmamento nuclear e disse querer reforçar o arsenal desse tipo de arma de destruição em massa de seu país.

Associated Press faz troça dos erros ortográficos de Trump – …Enquanto isso, a AP publicou um post bem-humorado em seu blog oficial, destacando e escarnecendo dos erros ortográficos do presidente de seu país e de membros da sua equipe de governo. Provavelmente eles não lêem o manual de redação da AP.

tass-margarita-golovin

TASS é premiada por cobertura digital de eleições – A agência de notícias russa TASS ganhou o prêmio Digital Communications  ’17 (em inglês) na categoria “ferramentas de conteúdo interativo” pela cobertura digital que fez das eleições parlamentares na Rússia, em setembro de 2016. O prêmio foi anunciado na segunda-feira (20/2). A agência criou uma série de infográficos interativos que explicavam as plataformas dos partidos em disputa, as candidaturas em cada distrito e incluíam atualizações de acordo com as pesquisas de intenção de voto. A intenção, segundo a diretora de conteúdo digital da agência, Margarita Golovin (foto), era “atrair um público mais jovem”. Agora, a empresa promete repetir o modelo na cobertura das eleições presidenciais francesas, marcadas para abril e maio. No ano passado, o portal “Isto é o Cáucaso” da TASS ganhou o primeiro lugar na categoria “website” na mesma premiação.

Agência Brasil faz especial por 20 anos sem Darcy Ribeiro – A Agência Brasil, serviço da EBC, publicou na sexta-feira (17/2) um especial em seu website em homenagem aos 20 anos da morte do antropólogo Darcy Ribeiro. Com pesquisa e reportagem de Leandro Melito e edição de Gustavo Gomes, a página inclui textos, áudios e vídeos com depoimentos do próprio Darcy, de amigos e familiares. A ABr, diferentemente de agências de notícias convencionais, utiliza seu website como plataforma de publicação, mesmo que outros veículos não possam reproduzir parte do material.

Agências da Síria e da Turquia trocam farpas sobre presidentes – A agência de notícias oficial da Turquia, Anadolu, envia regularmente despachos referindo-se ao presidente sírio, Bashar al-Assad, como “ditador”. Por sua vez, a agência oficial síria, SANA, escreveu que “grupos terroristas armados apoiados pelo regime assassino de Erdoğan atacaram bairros civis no centro de Alepo, ferindo cinco pessoas”. A SANA tem correspondente em Alepo, enquanto a Anadolu não. Os dois países estão em guerra declarada desde 2015, com a Turquia tendo invadido o território sírio para combater tanto os fundamentalistas do ISIS (Estado Islâmico) quanto guerrilheiros curdos, que Ancara considera uma ameaça potencial por também abrigar uma expressiva minoria curda e separatista.

 

Anúncios