A agência espanhola EFE vai inaugurar nesta terça-feira, 15 de março, um museu em Madri dedicado à história da empresa.
Pela sua conta oficial, no Twitter (@agenciaefe), a EFE informou que abrirá o espaço no mesmo dia da entrega do Prêmio EFE Cultura.
O museu, também chamado de “Casa de las Noticias“, ficará na nova sede central da agência, na Avenida de Burgos, zona norte madrilenha, inaugurada em 2012.
O presidente da EFE, José Antonio Vera, disse que o museu pretende ser “um centro de encontro da profissão jornalística”.
O projeto vem sendo desenvolvido desde o ano passado pela equipe da agência e será dirigido pelo jornalista Francisco “Paco” Pardo, ex-delegado da agência nas Ilhas Canárias e co-autor dos livros “Antología del Disparate Judicial” e “La Justicia y sus Puñetas”.
O acervo será composto por fotografias, vídeos e equipamentos históricos da agência espanhola, fundada em 1939, ao final da guerra civil no país. O nome, “EFE”, não é uma sigla, mas uma referência às iniciais de Fabra, Faro e Febus – as três agências antecessoras que se fundiram para formar a empresa (ou, como se conta à boca pequena, às iniciais de Francisco Franco, o ditador fascista espanhol).
Entre as preciosidades expostas, estarão imagens da Guerra Civil Espanhola, a foto de Manuel López Contreras que mostra Salvador Dalí divagando com o queixo apoiado em sua bengala, ou a foto manipulada de Hitler ao lado de Franco.
Parte do material já tinha sido usada na série de exposições em cidades espanholas que marcaram o aniversário de 75 anos da agência, em 2014.
Será o primeiro museu da Espanha dedicado a um tema da comunicação. Em Portugal, na cidade de Sintra, já existe o NewsMuseum, também aberto este mês.
O museu da EFE também já tem uma conta no Twitter, disponível em https://twitter.com/museoefe
Deixe um comentário