A Agência de Notícias de Portugal S.A. – Lusa deu início às comemorações dos 30 anos de atuação da agência. O site especial  www.30anoslusa.pt  já está no ar e, para o dia 15 de março, está marcada uma conferência com o tema “Portugal entre o rigor e a audácia”, que ocorrerá na Fundação Gulbenkian, em Lisboa.

De acordo com a Lusa, ao longo dos próximos meses, serão divulgadas na página matérias em formato multimédia que fazem um retrato do país em 1986, além de material sobre os países de língua oficial portuguesa dos últimos 30 anos.

O site também apresenta alguns dados de produção da agência: em 2015, foram 221.511 conteúdos, entre vídeo, foto, áudio e texto – a maior parte, 160.468. A maioria do material produzido no período, 69%, eram relativos a Portugal, somando 154 documentos nos diferentes formatos. Ainda segundo os números disponibilizados, em dez anos, a produção da agência cresceu em 47%.

Em 28 de novembro de 1986, foi aprovada pelo Conselho de Ministros a Resolução 84/86 que formalizava a criação da Agência Lusa de Informação com o objetivo de “prestação de serviços informativos através da recolha de material noticioso e de interesse informativo, seu tratamento para difusão e divulgação mediante remuneração livremente condicionada.” No dia 01 de janeiro de 1987, a Lusa era fundada pelo Estado a partir da fusão da ANOP (Agência Noticiosa Portuguesa) e da NP (Notícias de Portugal).