A NOTIMEX, agência de notícias estatal mexicana, lançou em agosto do ano passado o e-book “Las Agencias de Noticias en la Era Digital”, resultado de um seminário realizado na Cidade do México em 1º de setembro de 2014 e escrito coletivamente.

Ao lançar o livro, o diretor da NOTIMEX, Alejandro Ramos Esquivel, afirmou que, mesmo com a disseminação das tecnologias que, supostamente, aumentariam a diversidade de fontes da informação circulada, “as agências de notícias geram 80% da informação que se consome no mundo, o que nos coloca a obrigação de atender às novas audiências”.

A obra está dividida em quatro capítulos, com mais nove anexos.

O capítulo I, “Modelos de agências globais de informação“, descreve os diferentes tipos de agências de notícias, categorizados fundamentalmente em função da propriedade: privada, estatal ou mista. No capítulo II, “Tecnologia, motor para o desenvolvimento das agências“, é revista a história tecnológica das operações das agências, do telégrafo às mídias sociais. O terceiro, “NOTIMEX em transformação“, traz um histórico da própria agência estatal mexicana.

Já o quarto e último capítulo, “Agências de notícias e mecanismos de busca na internet: aproximações à sua regulação jurídica“, discute questões dos direitos autorais sobre o conteúdo publicado na rede pelos clientes das agências e indexado pelo Google, burlando a estrutura convencional atacadistas/varejistas entre as agências e os veículos de comunicação.

Os anexos detalham a estrutura de produção da NOTIMEX, incluindo setores específicos como a fototeca, o departamento comercial e o centro avaliação de audiência, além de relatar as oficinas de produção audiovisual oferecidas para o “jornalista do século XXI” no México.

Las Agencias de Noticias en la Era DigitalTambém incluem o código de ética da agência mexicana, um mini-manual de estilo, um glossário e um guia para o uso de redes sociais pela agência.

Entre os autores, estão María Esther Arzate, jornalista; Ernesto Villanueva, advogado e professor da UNAM; José Luís López, também professor de Direito da UNAM; e Leticia Mancilla, diretora de informação legislativa da NOTIMEX.

O livro, escrito em espanhol, está disponível para leitura gratuitamente na plataforma ISSUU, neste link.