A agência estatal do Azerbaijão, AzerTAc, completou 96 anos na última terça-feira, 1º de março, prestes a sediar o maior evento mundial de agências de notícias.

Oficialmente, a agência azerbaijana comemorou o aniversário como “96 anos de um caminho difícil e glorioso” e afirmou estar “fazendo o possível para atender com flexibilidade aos desafios atuais e dominar as tecnologias avançadas”.

Fundada em 1920, durante a guerra civil que se seguiu à Revolução Russa, quando o país fazia parte do império czarista, a AzerTAc (Azerbaycan Dövlet Teleqraf Agentliyi, ou “Agência Telegráfica do Azerbaijão”), e logo em seguida foi incorporada à estrutura da ROSTA, a agência soviética (antecessora da TASS), quando o país do Cáucaso foi anexado pelos bolcheviques.

Desde então, a agência passou por diversas mudanças institucionais, acompanhando as alterações territoriais do Cáucaso e da União Soviética (como o agrupamento com as agências armênia e georgiana como ZaqTA, na criação da Federação Transcaucasiana, de 1923 a 1936). De 1969 a 1995, foi conhecida como Azerinform, até ser seu nome restaurado em 2000.

Hoje, a agência azerbaijana é administrativamente subordinada ao poder executivo e conta com 23 escritórios no Azerbaijão e nas regiões do Cáucaso, Oriente Médio, Europa e Ásia. A empresa diz transmitir mais de 10 mil despachos, 50 mil fotos e 1,3 mil vídeos todo mês, em média.

Atualmente, mantém serviços de cooperação com as agências TASS, Xinhua, ANSA, MTI, STA, BTA, ATA, Belta, Ukrinform, Kazinform, Khovar, Kabar, TDH, LETA, ELTA, Moldpres, Agerpres (Romênia), IRNA (Irã), MENA (Egito), Anadolu (Turquia), Petra (Jordânia), SPA (Arábia Saudita), KUNA (Kuwait), QNA (Catar), WAM (Emirados Árabes), WAFA (Palestina), Antara (Indonésia), Bernama (Malásia), Kyodo (Japão), Yonhap (Coréia do Sul), Montsame (Mongólia), VNA (Vietnã), SANews (África do Sul) e AGI (Itália). Tinha ainda convênio com a Tanjug sérvia, fechada em 2015.

Além do azeri (uma língua muito próxima do turco), a AzerTAc opera serviços de texto em inglês, francês, russo, alemão, chinês e árabe, e oferece ainda serviços de foto, vídeo e infográficos. Todo o conteúdo em seu website é aberto (como o da Agência Brasil).

Em outubro deste ano (2016), a AzerTAc será a anfitriã do V Congresso Mundial de Agências de Notícias (NAWC), que deve acontecer em Baku, capital do Azerbaijão. É membro ativo das associações regionais EANA (agências européias), OANA (asiáticas), ANIA (da ex-URSS), TKA (de línguas túrquicas), BSANNA (do Mar Negro) e IINA (islâmicas), além de presidir o Conselho Mundial de Agências de Notícias, que realiza o congresso, pelo triênio 2016-2019.