Este blog foi criado pelos mesmos gestores do grupo de discussão Agencistas – lista de discussão, criado em 2014 por pesquisadores de vários estados brasileiros (e com a participação de jornalistas portugueses), de forma a complementar o conteúdo da rede anterior.

A ideia é publicar notícias, novidades e análises do setor de agências de notícias (do Brasil, dos países de língua portuguesa, da América Latina e do mundo), além de indicações bibliográficas e de artigos acadêmicos sobre o tema e reunir material de pesquisa para quem estuda esse objeto tão importante mas um tanto negligenciado pelo campo da Comunicação.

Temas correlatos às agências de notícias, como as entidades IPTC (International Press Telecommunications Council) e MINDS International, além de professores, pesquisadores e jornalistas da área (Oliver Boyd-Barrett, Daya Kishan Thussu, Chris Paterson, Terhi Rantanen, Xin Xin, Slavoj Haškovec, entre muitos outros) também são bem-vindos.

Outras interfaces podem ser criadas para expandir a presença da mesma rede de pesquisas, como página no Facebook e um perfil no Twitter, por exemplo, além de integrar o conteúdo por meio de assinaturas RSS.

No futuro, e por que não?, esta rede pode evoluir para um grupo de pesquisas formal, registrado no CNPq, de maneira a articular os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos.

Para participar, entre em contato com a gente e deixe seus comentários abaixo.

Anúncios