LUSA

Maior agência de notícias em língua portuguesa, a Lusa foi criada em dezembro de 1986 a partir da fusão de outras duas agências, a Anop (Agência Noticiosa Portuguesa) e a NP (Notícias de Portugal), mas passou a funcionar em 1987. A Agência de Notícias de Portugal  S.A. tem sede em Lisboa e seu capital é dividido entre o Estado português (50,14%) e demais acionistas particulares. Além da cobertura nacional, a empresa conta com correspondentes nas principais capitais da Europa (Londres, Paris, Madrid, Bruxelas e Berlim), em Nova York, Toronto, Pequim e Macau, e também nos países da língua oficial portuguesa (Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique e Timor Leste).
A história das agências no país começa em 1944, com a Lusitânia, durante o período conhecido como Estado Novo. O responsável pela criação foi o jornalista Luís Lupi, então correspondente da Reuters e da Associated Press em Portugal. Em fins de 1947 surgiria a Agência de Notícias e Informação (ANI), por um dissidente da Lusitânia e outros três jornalistas, que, a partir de uma doação do Estado, conseguiu firmar acordo de cooperação com a United Press Internacional (UPI). E foi com a dissolução da ANI que a Anop foi criada, em 1975, no pós-25 de abril, deixando no passado a empresa ligada ao regime deposto.E a NP surgiu em 1982 para substituir a Anop, que, no entanto, teve a sua extinção vetada pela presidência da República. Ambas eram apoiadas com dinheiro público, seguiram até   a decisão, em 1986, pela criação da nova cooperativa designada Agência Lusa de Informação.

Lusawebsite: www.lusa.pt
tipo: Nacional
idioma: Português (principal), inglês e espanhol
ativa desde: 1986
Sede: Rua Dr. João Couto, Lote C, P – 1503-809 – Lisboa
telefone: (+351) 21 711-6500
fax: +351 21 7116531/32
e-mails: agencialusa@lusa.pt (geral), tmarques@lusa.pt (direção), fpbrito@lusa.pt (redação), pnogueira@lusa.pt, JSilva@lusa.pt (comercial)
Twitter: @Lusa_noticias
Facebook: www.facebook.com/AgenciaLusa/
YouTubewww.youtube.com/user/AgenciaLusaTV
aplicativos: Android
serviços: texto, foto, vídeo, notícias por celular
filiação: EANA, MINDS, AMAN, ALP

Mapas das Agências - Lusa.png
Praças de correspondência da Lusa
(fonte: World Directory of News Agencies Offices and Correspondents, 2017)