Associated Press

Já no nome, a Associated Press entrega qual é o seu diferencial: ser uma associação de imprensa em que todos os sócios são também seus clientes. Eles bancam os custos de operação e dividem os lucros. Surgida como uma parceria permanente entre seis jornais populares de Nova York no início do século XIX, a AP inaugurou o modelo de “cooperativa de jornais” (depois seguido por várias outras agências pelo mundo afora, como a ANSA, PA, DPA, Lusa, entre outras) e cresceu a ponto de virar a maior agência dos Estados Unidos, e a segunda maior do mundo – atrás apenas da Reuters. Por boa parte do século XX, ela enfrentou a concorrência direta da UPI, agência nascida de dois grandes conglomerados de imprensa norte-americanos, mas que minguou na virada do milênio, deixando a AP sozinha na liderança do mercado de distribuição de notícias.

665px-Associated_Press_logo_2012.svgwebsite: www.ap.org
tipo: agência global
idiomas: inglês
ativa desde: 1892 (a fundação da primeira AP é de 1846, como Harbour News Association, que foi extinta em 1857, e depois virou New York Associated Press, extinta em 1893; a atual AP foi um desdobramento criado em Chicago)
nomes anteriores: Harbour News Association, Associated Press – Illinois
sede: Nova York
Twitter: @AP
Facebook: fb.com/apmobile
YouTube: youtube.com/AssociatedPress
aplicativos: iOS, Android
serviços: texto, foto, vídeo, arquivo, notícias por celular
filiação: NAWC, MINDS

Mapas das Agências - Associated Press
Praças de correspondência da Associated Press
(fonte: World Directory of News Agencies Offices and Correspondents, 2017)